Oficialização da proposta deve ser feita hoje, 4/7. Entidades nacionais e sindicatos realizarão plenárias e assembleias para decidir sobre a proposta. Não descartam greve a partir do dia 16.
Dirigentes da CNTSS/CUT e da FENASPS participaram de reunião da Mesa de Negociação da Carreira do Seguro Social, realizada nesta quarta-feira, 3/7, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos-MGI. No geral avaliam houve pequeno avanço no percentual de reajuste para 2026, passando de 3,5% para 5%, mantendo outros 9% para 2025, o que está bem abaixo das expectativas dos trabalhadores e trabalhadoras do INSS.
Com relação ao Vencimento Básico, que grande número de servidores recebe com valores abaixo do salário mínimo, o governo propôs o congelamento da GAE-Gratificação de Atividade Executiva, como forma de compensar um aumento no VB, proposta rechaçada de imediato pela CNTSS e Fenasps.
Há também um compromisso do governo de imediatamente após finalizada esta negociação, instalar o Comitê Gestor das Carreiras do Seguro Social.
O governo verbalizou tais propostas que deverão ser enviadas oficialmente hoje para a CNTSS e a Fenasps.
Após receberem oficialmente a proposta, as entidades nacionais e os sindicatos de base deverão realizar plenárias e assembleias para avaliá-la e decidir se a aceitam ou não. Em se mantendo como está, a categoria poderá deflagrar greve a partir do dia 16 de julho.
De Goiás, participou da reunião a diretora do SINTFESP e da CNTSS, Terezinha de Jesus Aguiar, a “Teca”.
SINTFESP-GO/TO
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques - DRT 1534
imprensa.sintfesp@gmail.com
Boletim Eletrônico, cadastre-se:
Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência
Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul
CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás
(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br