Notícias

Dia da Servidora e do Servidor Público e aniversário do Sintfesp são celebrados por 150 pessoas com festa e conscientização de classe

Cerca de 150 pessoas, filiadas e seus dependentes e/ou convidados, participaram da festa que celebrou o Dia da Servidora e do Servidor Público e o aniversário de 71 anos do Sintfesp-Go/To. A programação especial contou com performances culturais de Zorade Barros de Bastos e Grete Tirloni (poesia), Júlio Mota (teatro), Dimas Macário, Rita Galvão e Zorade (anedotas), apresentação musical de Alan Kardec (cantor), Carlos (tecladista) e José Afonso (sanfoneiro); e som mecânico com seleção exclusiva de músicas dançantes. Cada artista, aliás, foi agraciado com lindas suculentas.

O almoço coletivo foi um dos pontos altos da festa. O cardápio foi bastante elogiado: galinhada, arroz Maria Isabel, feijão de caldo, Tutu de feijão, salada tropical e sorvete de sobremesa, tudo feito com muito amor e saboreado deliciosamente pela categoria.

O tradicional bingo teve como ganhadoras Adriana Maria Pitaruba Sales (Ministério da Saúde), Maria Inês Guimarães (INSS) e Bonfim de Maria Pereira Campos (Ministério da Saúde). A premiação, em dinheiro (100,00 para os dois primeiros prêmios e 200,00 para o principal), foi paga na hora. Esse momento foi realizado pelas diretoras Carmem Paulino, Wilma Alves de Almeida e pelo diretor Mauro Mota, com o apoio do conselheiro fiscal Dimas Macário Macedo.

A decoração do ambiente, nas cores branca e azul (do Sintfesp), organizada pela Waldina e pela Das Dores, da Comissão de Aposentados, também ficou linda!

Da diretoria também participaram: Luiz Carlos Campos, Paulo Fernandes de Castro, Rubens Onofre ‘Rubão’ e Waldina Millioli. Do Conselho Fiscal, além do Dimas, prestigiaram a festividade Anatalício José de Souza e Gerceli Marques da Silva.

Sindicato é pra lutar

O ato festivo teve caráter de conscientização de classe, com falas das diretoras Heloiza Massanaro, Terezinha Aguiar, Grete Tirloni e Mauro Mota, todas ressaltando a importância do sindicato como o nosso principal instrumento de luta. Evidenciaram que o Sintfesp existe para defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde e da previdência social e da classe trabalhadora em geral. Foi ressaltado que os nossos direitos são frutos de muitas lutas e -- para garanti-los -- precisamos de um sindicato forte.

A história de luta das servidoras e servidores públicos e a defesa de um Serviço Público laico e de qualidade também foram enfatizadas.

“O sindicato é do tamanho da nossa participação”

Fez parte das celebrações pelo Dia da Servidora e do Servidor Público e do Aniversário do Sintfesp uma dinâmica bastante interessante, coordenada pela Diretora de Organização e Política Sindical, Heloiza Massanaro. Transitando pelas mesas e dialogando diretamente com as pessoas, ela fez questionamentos instigantes, como: “Que sindicato é esse?”, “Pra quê serve?”, “Como posso participar”.

A dirigente Terezinha Aguiar contribuiu com a dinâmica, antecipando parte da palestra que fará na tarde desta quarta-feira, 30/10, no auditório do Ministério da Saúde, sobre a história de luta das servidoras e servidores públicos no mundo e no Brasil e o legado do Sintfesp nessa jornada.

Na prática, a metodologia participativa possibilitou que as e os filiados refletissem sobre o seu papel nessa importante organização. A conclusão é que “o sindicato é do tamanho da nossa participação”, destacou Massanaro, chamando todas e todos a fazer parte dessa construção coletiva que é o Sintfesp-Go/To.

1953 a 2024: do Clube dos Inapiários ao Sintfesp

Foi destacada ainda a história do Sintfesp-Go/To, desde o seu embrião, em 1953, com o Clube dos Inapiários de Goiás, entidade que reunia os funcionários do antigo Instituto de Aposentadorias e Pensões da Indústria – IAPI, transformado na Associação dos Servidores da Previdência Social em Goiás – ASSEPS, em 1971. A ASSEPS, naquele ano, passa a representar juridicamente os servidores do Sistema Nacional da Previdência e Assistência Social – SINPAS –, que integrava o pessoal lotado no extinto Inamps, depois, no Ministério da Saúde, INSPS e IAPAS, e atualmente integrado no INSS; as extintas Central de Medicamentos – CEME –, Fundação do Bem-Estar do Menor – FUNABEM – e Dataprev.

Foi lembrado que a Constituição de 1988 reconhece o direito dos servidores públicos de criarem e se associarem a um sindicato. Com isto, dezessete dias depois de promulgada a Constituição Federal, Assembleia Geral de Associados da ASSEPS, realizada em 21 de outubro de 1988, aprova a criação do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social de Goiás e Tocantins – SINTFESP-GO/TO.

Que venham outros 71 anos de muitas lutas e conquistas!

Acesse aqui o álbum com 156 fotos e 10 vídeos 

 

SINTFESP-GO/TO
Assessoria de Comunicação
imprensa.sintfesp@gmail.com
Facebook: @sintfesp
Site: sintfesp.org.br


29/10/2024

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br