Pelo fim da jornada de trabalho 6x1
A discussão sobre o fim da jornada semanal de trabalho 6x1 retoma à pauta com ainda mais intensidade. Com apenas um dia de folga por semana, os trabalhadores e trabalhadoras que convivem com esta jornada são sobrecarregados com uma demanda exaustiva no trabalho e pouco tempo para lazer, família e descanso. Além disso, a redução na jornada de trabalho contribui para o problema estrutural de falta de trabalho e postos de trabalho decentes.
Na Câmara dos Deputados, há uma articulação política para avançar na proposta de redução das jornadas de trabalho, e sem redução nos salários. Na Casa, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) já atingiu a quantidade mínima de assinaturas necessárias para ser protocolada, e tem avançado ainda mais com o apoio dos parlamentares. Em Goiás, dos 17 deputados, apenas três assinaram a proposta: Adriana Accorsi (PT), Rubens Otoni (PT) e Zacharias Calil (UB).
Como sempre na luta em defesa de todos os trabalhadores e trabalhadoras, o Sintfesp-GO/TO apoia integralmente a proposta de garantir proteção a toda a classe trabalhadora brasileira de ter uma vida digna e com qualidade, e que vá além do trabalho. É preciso cobrar o apoio dos nossos parlamentares e intensificar a mobilização para que a PEC avance e seja definitivamente aprovada, dando fim à crueldade e desumanidade que é a escala de trabalho 6x1.
Nesta sexta-feira (15), no feriado da Proclamação da República, a concentração para o ato em defesa do fim da jornada de trabalho 6x1 será em frente ao Buriti Shopping, em Aparecida de Goiânia, a partir das 14h. Por isso, conclamamos a toda a nossa base para, juntos e juntas, cobrarmos o fim desta carga injusta e que tira o tempo, a saúde e a dignidade de tantos trabalhadores e trabalhadoras em Goiás e no Brasil. Chega de exploração à classe trabalhadora!
Ato pelo fim da escala 6x1
📅 Sexta-feira, 15/11
⏰ 14h
📍Buriti Shopping
14/11/2024