O Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12) relembra a necessidade de reconhecer o direito do ser humano de viver com dignidade, independentemente de nacionalidade, sexo, religião, raça, condição social ou língua.
Em 1948, a Organização das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, texto essencial para refundar as bases da civilização, impactada com a Segunda Guerra Mundial. Em 1950, para celebrar a adoção desse marco pelos direitos universais, a ONU instituiu o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.
No Brasil, essa luta vai além da data e se torna uma batalha diária. Envolve os direitos humanos de mulheres, indígenas, negros, pobres e LGBTQIAP+, grupos extremamente vulneráveis à violência no país. E também defesa das políticas públicas e sociais, como o direito à saúde, previdência e assistência, tripés da Seguridade Social.
O SINTFESP-GO/TO, historicamente, além das causas específicas das trabalhadoras e trabalhadores do INSS e Ministério da Saúde, compreende o seu papel na luta pelos direitos humanos universais.
*com informações do Senado Federal
SINTFESP-GO/TO
Diretoria Colegiada
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – MTE 1534
imprensa.sintfesp@gmail.com
Facebook: @sintfesp
Site: sintfesp.org.br
Boletim Eletrônico, cadastre-se:
Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência
Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul
CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás
(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br