A deflagração da greve no INSS em 16/07/2024, em nível nacional, e no dia 23 de julho em Goiás, foi o último recurso utilizado pela categoria como forma de pressão ao governo, com o objetivo de garantir a pauta de reivindicações aprovada no último Congresso da Fenasps, em outubro de 2023, e em Plenárias Nacionais da CNTSS, considerando que sempre, e, neste caso, nos últimos anos, tanto a FENASPS quanto a CNTSS, têm envidado esforços na tentativa de garantir os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras das categorias do MS e INSS.
Durante todo o processo negocial, o SINTFESP esteve presente enviando e apoiando nossos representantes, tanto da Fenasps como da CNTSS, em reuniões e/ou plenárias que ocorriam presencialmente em Brasília, bem como as que ocorriam na modalidade on-line.
Com a deflagração da greve no INSS em julho de 2024, o SINTFESP intensificou a sua participação e apoio quer seja por meio de participação efetiva de todos os seus diretores e diretoras, de investimento financeiro, logístico, de infraestrutura, buscando inclusive o apoio de outros segmentos da sociedade civil organizada e de parlamentares objetivando o avanço nas negociações. Participou ativamente da formação do Comando Estadual de Greve, das assembleias, das reuniões por local de trabalho, das visitas às várias agências e das caravanas, com o objetivo de orientar, mobilizar e sensibilizar a categoria para adesão à greve; e no diálogo com a população usuária dos serviços para o delicado, importante e justo momento vivenciado pelas trabalhadoras e trabalhadores do INSS, submetidos à precarização dos equipamentos e serviços prestados à população usuária, além da relevante defasagem salarial da categoria.
Muitas dificuldades e barreiras foram percebidas pela diretoria do SINTFESP e pelo Comando Estadual de Greve, diante da existência de várias modalidades de processos de trabalho implantados, a exemplo do teletrabalho, trabalho semipresencial e presencial impactando na pouca disponibilidade individual de muitas trabalhadoras e trabalhadores em participarem ativamente e assumirem o enfrentamento da greve.
O SINTFESP, em todos os momentos acolheu prontamente as orientações emanadas, tanto da CNTSS bem como da FENASPS, enviando os representantes à Brasília sempre que solicitado/convocado para participar das plenárias, caravanas, e de atos públicos. Durante o período em que a categoria do INSS esteve em greve enviamos 3 caravanas em momentos distintos, de acordo com orientação do Comando Nacional de Greve.
Devido à proximidade de Brasília, Goiás poderia ter tido uma participação mais robusta, mas infelizmente a mobilização foi insuficiente, não conseguindo reunir mais do que, em média, 10 pessoas em cada caravana, incluindo nesse número trabalhadoras/es aposentados, do INSS e do MS.
Pressionados pela extensa agenda e pelo risco de perderem a produtividade, muitas trabalhadoras e trabalhadores não aderiram ao movimento grevista, contribuindo assim para a pouca visibilidade do movimento em nível nacional, bem como dificultando as negociações já em curso. Apesar dessas dificuldades, muitas reuniões e viagens foram realizadas e em todas elas houve a presença e a participação ativa de diretoras e diretores do Sindicato.
O SINTFESP sempre esteve e sempre estará junto da categoria que representa -- trabalhadores do INSS e MS -- ao longo de sua história e continuará apostando na união e vitória dos trabalhadores e trabalhadoras, vitória essa que só se dará com muita luta e participação de todas e todos.
Nem sempre ganhamos todas as lutas que travamos, mas sempre lutamos para ganhar, de preferência todas as pautas que almejamos, mas quando não conseguimos precisamos garantir o possível.
Neste ano de 2024, desde o mês de janeiro o SINTFESP, por meio dos representantes da FENASPS e da CNTSS, participou de todos os eventos que antecederam à greve deflagrada em julho e que teve o seu encerramento em 10 de outubro. Cabe informar que o sindicato investiu financeiramente nessa importante luta cerca de R$ 11.000,00 (onze mil reais), provenientes exclusivamente de arrecadação própria do SINTFESP.
Estaremos sempre à disposição para informações e/ou esclarecimentos tanto do ponto de vista político como financeiro.
Heloiza Massanaro
Diretora de Organização e Política Sindical
Goiânia, 20 de dezembro de 2024.
Boletim Eletrônico, cadastre-se:
Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência
Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul
CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás
(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br